Laudo em engenharia elétrica

Entenda mais sobre



Solicitar atendimento

Laudos de Instalações Elétricas devem ser realizados por empresas especializadas em Engenharia Elétrica por se tratarem de laudos periciais que levam em consideração os aspectos técnicos envolvidos numa projeto de instalação elétrica.

O Laudo de instalações elétricas é exigido no Brasil por alguns órgãos públicos, por seguradoras, para atestar a conformidade das Instalações Elétricas em residências, comércios e industriais, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pelo Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal e Certificadoras OHSAS 18000.

Os Laudos de Instalações Elétricas devem ser elaborados e emitidos por um Engenheiro Eletricista ou Técnico Eletricista através da realização de inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas dos locais obedecendo às normas técnicas da ABNT. As normas técnicas mais usadas para os Laudos de Instalações Elétricas são: NBR 5410, NBR 14039, NBR 5413, NBR 5419.

NBR 5410

Norma técnica que estabelece as condições de instalações elétricas de baixa tensão;

NBR 14039

Norma técnica que estabelece as condições de instalações elétricas de média tensão;

NBR 5413

Norma que estabelece as condições de instalações elétricas para iluminação em interiores de locais onde se exercem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras;

NBR 5419

Estabelece os requisitos para a proteção contra descargas atmosféricas;

As normas da ABNT têm como objetivo assegurar que sejam emitidos Laudos de Instalações Elétricas que promovam segurança para as pessoas. Esses laudos tem validade legal a partir do momento que for realizado por Engenheiros Eletricistas registrados no CREA.