Laudo de ruído ambiental

Entenda mais sobre



Solicitar atendimento

A poluição sonora é um grande incômodo em qualquer lugar que esteja. Seja nos grandes centros, cidades menores e até mesmo em bairros mais afastados, o barulho pode trazer grandes males, tanto para colaboradores quanto para clientes e até para os vizinhos.
É para controlar o nível de ruído sonoro que existe a Norma Reguladora 10151 (NBR10151). Esta norma estabelece a emissão de um laudo de ruído ambiental para todas as empresas cuja operação gere algum tipo de ruído.

O que é o laudo de ruído ambiental?


O laudo de ruído ambiental é um documento técnico, assinado por um profissional devidamente capacitado na área, atestando quais são os níveis de ruído emitidos pelas atividades de uma empresa.
São avaliados diversos fatores sonoros, como a duração do ruído, seu pico máximo e sua característica espectral. Existem diferentes tipos de ruído sonoro, e isso também fica documentado no laudo.
É importante que constem no laudo de ruído ambiental os níveis de pressão sonora tanto durante o período diurno quanto noturno. Além disso, é possível identificar no laudo somente o ruído emitido pela empresa, desconsiderando-se os ruídos externos, como os barulhos de uma avenida ou rodovia, por exemplo.
Assim sendo, além de constarem os dias e horários das medições, também devem estar presentes no laudo de ruído ambiental as fontes dos ruídos.

Qual a importância do laudo de ruído ambiental?


Com os avanços tecnológicos em diversas áreas, acabam surgindo também novas necessidades. Uma dessas necessidades é a de garantir que a operação das empresas seja segura aos próprios colaboradores e clientes.
Ruídos sonoros muito altos ou constantes, como os de uma construção, por exemplo, podem causar uma série de problemas de saúde. O mais óbvio deles é a diminuição da capacidade auditiva. Entretanto, existem ainda outras condições que podem ter sua origem em um ambiente de trabalho muito barulhento.
Altos ruídos causam problemas à saúde mental das pessoas. Eles estão associados ao desenvolvimento de estresse, ansiedade e até perda de memória. Em casos raros, doenças mais graves podem ter início com a exposição constante ao ruído. A segurança do trabalho é sempre o primeiro motivo para fazer o laudo de ruído ambiental.
Além disso, é importante estar em conformidade com as leis vigentes. Isso evita multas e processos judiciais.

Como deve ser feito o laudo de ruído ambiental?


Para medir os sons, é utilizado um aparelho chamado sonômetro. Este aparelho é capaz de captar e analisar os ruídos que vão compor o laudo técnico. Em 2019, houve algumas alterações na NBR10151, de forma que o sonômetro a ser utilizado é agora mais específico. O aparelho em questão deve ter a capacidade de medir sons em diferentes frequências, divididos em ⅓ de oitava. A medição deve ser feita em diferentes momentos do dia e da noite, caso a empresa opere também neste período. Existe também uma modalidade para fazer a medição sonora durante 24 horas.
Os sons intrusivos devem ser descartados do laudo de ruído ambiental. Isso porque, se o laudo apresentar resultados acima do real barulho emitido pela empresa, esta poderia se aproveitar disso para disfarçar os ruídos, misturando-os aos intrusivos. É por isso que, agora, é possível separar somente os ruídos emitidos pelas atividades da empresa. Uma vez captados os sons e analisados os resultados, o laudo de ruído ambiental pode ser emitido.

Quais os benefícios de ter um laudo de ruído ambiental?


A emissão do laudo de ruído ambiental traz algumas vantagens e benefícios bastante atrativos para a empresa.

Segurança

Saúde

Produtividade

Conhecimento sobre a empresa

Estar na conformidade

Bom relacionamento com os vizinhos



Quem pode emitir o laudo de ruído ambiental?


Como o laudo de ruído ambiental é um documento técnico, somente os profissionais com habilitação técnica para realizar esses estudos podem emití-lo. O mais recomendado é que você solicite os serviços de uma empresa especializada em segurança e medicina do trabalho.
A Alpha Acrux realiza a emissão do laudo de ruído ambiental com todos os parâmetros atualizados para 2021. Já possuímos os novos aparelhos exigidos pelas alterações recentes, para que você tenha um laudo atualizado e dentro das normas.